2019. Todos os direitos reservados. Thaynne Andrade
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle

Matrimonium

As fotógrafas Liliane Giordano e Thaynne Andrade propõem no projeto Matrimonium um olhar feminino sobre a fotografia de casamento – o matrimônio. A sensibilidade e a atenção a cada detalhe produzem imagens preocupadas em contar não apenas a história dos personagens principais da festa, os noivos, mas também dos outros envolvidos nesta crônica social. Afinal, um casamento é um acontecimento importante para a história de uma família, e estas imagens se perpetuam por gerações.
 

Matrimonium, em latim, significa o mesmo que em nossa língua mutável: matrimônio/casamento. Escrever essa palavra em uma língua morta tem um simbolismo de perpetuação. A celebração da união de duas pessoas é um rito social que se eterniza ao longo de muitos séculos. Pode haver mudanças na sua forma, mas vai continuar a existir no futuro como um significado de alegria pela união de duas almas.

 

O evento social que chamamos de casamento se transformou com o passar dos tempos. Atualmente, não simboliza apenas a união de um homem e uma mulher. Um enlace pode ser entre dois homens, duas mulheres. Mas é sempre o início de uma família, e sempre um dia de expressar felicidade. Muda também a perspectiva de se ver um casamento, de se produzi-lo, e representa-lo pelas lentes fotográficas, esta sim, a única forma de perpetuá-lo, de parar o tempo para que ele seja eterno.